HOMO ZAPPIENS
O Homo zappiens aprendeu desde cedo que há muitas fontes de informação,utilizam as redes sociais,quando adquire um novo jogo,enquanto o pai lê as instruções,ele joga tentando descobrir a sequência do jogo e quando encontra algum problema pesquisa na internet ou pede a ajuda de alguém num forúm.Ele passa maior parte do tempo jogando em um computador,cabe a os pais limitarem esse tempo de lazer.
O Homo zappiens não é um simples navegador de páginas virtuais,ele utiliza-as para jogar, ler,trabalhar,estudar,ouvir música,ver vídeos,etc.Ele faz parte de uma geração instantânea,que sabe como obter respostas instantâneas através da internet.
Essa geração tem um grande poder de comunicação, apresentam um poder de liderança,tem facilidades em realizar várias atividades ao mesmo tempo,conseguem jogar sem ler primeiro as instruções,tudo isso exige atenção e novos olhares dos professores.
As Tecnologias da Informação e Comunicação ganharam o
mundo em forma de tablets, celulares, notebook, smartphones etc. Mas
antes de colocar tudo isso dentro do ambiente escolar é de extrema
importância entender o projeto pedagógico da escola e o perfil dos
alunos,utilizar games educacionais pode auxiliar o
estudante a ampliar suas noções de matemáticas e de sociabilidade. O
estímulo à conexão e ao poder crítico são fatores que devem ser levados
em consideração quando se opta pelo uso das tecnologias. Vale lembrar
que a escola precisa ajudar o aluno a aprender a separar as informações
que são, de fato, relevantes para a sua formação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário